Coisas Simples da Vida

Acordei estranha… tristinha e pensei… o que é isso?

Tristeza é apenas uma emoção e por isso mesmo é vazia de existência. Só existe por que minha mente permite que ela exista então pensei que já era hora de colocar em prática diária os ensinamentos que aprendo e assim fiz, olhei para aquele meu estado, o reconheci e coloquei literalmente luz naquela sombra.

Sentei na cama e antes de me levantar fiz 21 mantras de Vajra Satva e visualizei luz, pensei que a nossa natureza humana vem da luz e termina em luz e entrei nesse espiral de luz, imediatamente me senti naquele espiral de luz que irradiava muita claridade e me limpava… coloquei lá a emoção da tristeza e ela se integrou na luz e se libertou! Depois pensei em como tudo era bom… pensei na natureza, no canto dos pássaros, no silencio e em tudo de amor que me envolvia. Fiz o exercício de ser como as abelhas que só pegam o nectar das flores e fui ficando cada segundo melhor e assim… me levantei !

Com a mente firme no que é positivo fui fazendo as coisas do meu dia .

Me sentei na varanda fechada com  janelas de vidro aonde costumo fazer as minhas orações em nossa casinha nas montanhas e arrumei tudo com primor e simplicidade… arrumei o vasinho de flores que troquei por novas flores apanhadas do jardim fresquinhas e singelas,  um  paninho  de branco imaculado  cobrindo a mesa aonde coloquei a foto de meu Guru Rimpoche e com a ajuda de uma vassoura fui varrendo todo o local e pedindo ao cosmo que limpasse a minha impaciencia, a minha raiva,  a tristeza, a minha ignorância, o meu apego ao sofrimento  e tudo que não tem serventia e assim fui limpando .

Depois disso, eu e meu marido nos sentamos e fizemos nossa prática diária que,  o que me motiva a faze-la é saber  que sempre saio melhor depois!!

Quando terminamos nosso compromisso eu propus ao Serginho que a gente deveria ir direto para cachoeira e aproveitar a manhã ensolarada para só depois, na volta, fazer um belo brunch no lugar do rotineiro café da manhã… afinal estamos de férias!

Ele topou na hora e descemos serenos  por um caminho de terra e pedregulhos de mãos dadas com a companhia de nossos cachorros Shanti e Sathya lieteralmente pulando de alegria.

Ficamos na cachoeira mais tempo que o normal pois estava muito gostoso e refrescante num dia que seguia  mais e mais quente a cada minuto que passava.

Voltamos varados de fome, todos os quatro!!!!

Direto para nossa pequena e acolhedora cozinha começamos a preparar tudo de uma vez… parecíamos profissionais da culinária, em silencio interno  e enorme prazer deslizávamos entre o fogão de lenha e a varanda arrumando a mesa e colocando em prática os princîpio da culinária ayurvédica da qual somos apaixonados mas que temos o hábito  de inventar e criar coisas  que já viraram tradição da casa adicionando o que é possível da Ayurvédica, então vou arriscar em dar as nossas receitas….

Começamos com o Elixir que é uma bebida servida num copinho de licor bem lindo e que tem a tarefa de acordar  nossa Agni, que é o fogo da digestão,  assim tudo que comemos não pesa e nem engorda pois a digestão trabalha a todo vapor!!!

Ingredientes:

500ml de água, um gengibre grande, limão, pimenta preta e mel.

Reserve alguns pedaços de gengibre fervidos na água e depois colocados no liquidificar para bater, junte a mesma quantidade de suco de limão ao gengibre fervido (já resfriado), coloque a pimenta preta e o mel a gosto batendo todos juntos no liquidificar, coe e esta pronto!!!

Pode já fazer uma garrafa e colocar na geladeira para semana toda.

Depois fizemos o Lassi, uma bebida refrescante que se toma na India que é feita de yogurte, água, erva doce, cardamomo e mel!

Para mim que sempre tive intestino preso é preciso e precioso!!! Tomo diariamente  e alem disso é uma delícia.

Coloque os ingredientes no liquidificador e bata, pra cada copinho de iogute natural adicione o mesmo copinho que ficou vazio com água filtrada, depois coloque a erva doce picadinha, de prefência natural , da sua hortinha, se não , pode ser semente  mesmo e depois o cardamomo em sementes a gosto, eu ponho um punhadinho.

Depois disso um pouquinho de mel, de preferência mel velho, que não engorda e bate tudo junto no liquidificador.

Alem de torradas  de  pão integral, saindo quentinhas do forno eu fiz um ovinho mexido…

Coloque na friguideira uma colher de sopa de Gui, manteiga clarificada, no fogo baixo e enquanto ela derrete adicione  duas colheres de sopa de requeijão, duas de  queijo cottage,  algumas fatias de queijo gorgonzola e enquanto tudo ali vai derretendo e se unindo eu costumo colocar os temperos que tenho a mão  e que escolho na  intuição, que neste dia foram… pimenta preta  e branca moidas, noz moscada ralada na hora, alecrim da horta fresquinho para trazer alegria e canela em pó para adoçar a alma da família!!!!

Daí, jogo os ovos que já estavam reservados num bowl, nesse dia foram 6 ovos, pois estávamos esfomeados… hahahha e vou mexendo pacientemente cantarolando o que vier na minha cabeça… e quando começa a virar uma mousse eu coloco delicadamente um copinho, pequenino (tipo de pinga ou licor) de agua com gás e assim a consistência dos ovos mexidos fica bem fofa como uma mouse e sirvo!!

O ovo mexido provado antes da foto!! Ao fundo no copo o Lassi, xicara de café e taça...

Ah! esqueci de falar que nesse dia tambem coloquei pimentinha de bico!!!! e finalmente um fio de azeito trufado sobre tudo!!!!!!

Já que é um brunch… a gente pode servir alem do café preto,  em uma linda  taça… Cava espanhola ou um Prosecco geladinho!

Assim… transformamos um dia que poderia ter sido chato num dia inesquecível na alegria das coisas simples da vida!

Ebaaaaaa!!!!!

Muitos beijos coloridos e floridos, com cheiro de férias e  com meu amor de sempre,  Neza

 

 

 

 

 

 

 

5 comentários em “Coisas Simples da Vida”

  1. Na minha opinião, espantou a tristeza (fruto da mente) da melhor forma! Amo Ayurveda, natureza e o saber transformar, fico muito feliz em saber que existem pessoas como vocês. Saúde e prosperidade em 2013! Bjos Claudia Sampaio

  2. Transformar sentimentos.
    Alimentar o corpo e a alma.
    Você é mesmo muito especial!!!
    A pratica da humildade em reconhecer as nossas dificuldades é que nos faz sermos seres iluminados.
    Neza seu brilho reflete em todos que te acompanham.
    Bjo
    Niéde

    1. Niéde querida, aqueles que me acompanham , como vc tem a mesma sintonia e brlho que encontram em mim , tudo é um espelho de nós mesmos, né? obrigada or palavras tão acolhedoras! Love U, neza

  3. Bom dia

    Vi o seu trabalho no lar doce lar e achei incrivel, então fui pesquisando sobre seu trabalho, amei tudo. Que bom que existem pessoas iluminadas no mundo como voce. Parabens pelo seu trabalho, vc simplesmente iluminou meu dia.
    Forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>