A Partida

Como é delicado o momento da passagem, de nossa partida desta vida!

Esta é a segunda vez que compartilho da partida de alguem super importante da minha vida. A primeira vez  foi com minha tia Helena, que de certa forma teve o papel de minha mama de coração e agora de  minha mãe de sangue .

Como é delicado este momento e ao mesmo tempo tão forte de ser vivido. Estive com minha mãe por todo sábado e na verdade me deletei com algum tempo que tivemos sózinha que jamais esquecerei. Todos se foram do hospital e só sobrou eu e ela. Fico pensando naqueles momentos e por incrivel que pareça sei que foram os melhores momentos que já tive com ela em toda nossa vida. Foram profundos … poéticos em alguns segundos e difíceis em outro mas completamente verdadeiros… puros!

Sempre fui liberta, independente … mas hoje, ali, vivendo aquele momento intenso com minha mãe percebi o quanto me sentia confortável em te-la viva lá em sua casa, sabia que se nada desse certo … ela estaria sempre lá, e me apoiaria.

É uma sensação egoísta que se fantasia de amor mas na verdade não passa de pura imaturidade. Parece que enquanto a tivermos vivas podemos nos manter filhas , crianças… imaturas!

Hoje, percebi que ela precisava da minha força, da minha capacidade criativa, de meu amor, de minha espiritualidade, de minha maturidade…. a sensação que tinha é que a cada crise de pavor dela em encarar a morte eu tinha que ter uma carta no bolso do colete e rapidamente usa-la.

Mas de verdade, percebi que  o que ela precisava mesmo era da minha presença, do meu amor. Ela se tornou a criança e eu a adulta , que tinha clareza e podia ajuda-la a compreender e aceitar que a hora de dizer adeus à vida chegara.

Ajudá-la a se desapegar daquele corpo doente e cansado e ter coragem de encarar com fé que estava apenas se despedindo desta vida e se preparando para uma nova jornada. Acredito em tudo que falava mas tambem percebo como não estamos preparados para partir.

Fiquei ali, sózinha com ela … me deitei ao seu lado como nos filmes… segurando sua mão e chorei ! Chorei de amor , de emoção daquilo que estava vivendo de poético e lindo, não de tristeza.

Fiquei ali sentindo sua respiração, de mãos dadas… olhando pela janela o por do sol quente de verão e o frescor da noite se instalando suavemente… podíamos ouvir os sapos, passarinhos e o som das motos e carros , como se nada estivesse acontecendo.

Achei esse texto nos meus rascunhos e resolvi abrir para todos voces , quem sabe nåo ajuda alguem nesse exato momento?

Com amor, Neza

15 comentários em “A Partida”

  1. Vc sabe q sempre me ajuda com seus textos. Eu continuo acompanhando a lenta despedida de minha mãe e sinto isso q vc descreveu em cada visita.
    Além do conteúdo lindo o texto está um primor. Perfeito.
    Beijos, saudades

  2. Fiquei emocionada com suas palavras. Você conseguiu traduzir o que realmente sentimos quando estamos diante da partida eminente de pessoas amadas.

  3. Hoje sinto falta desses momentos, que passei com meu amado pai. Queria ter ficado mais com ele, mas é um alívio pelo o que ele estava sentindo. O amor que flui nessa hora é eterno.

  4. Neza querida:ainda lembro deste teu momento;vc passou p/ nós que te acompanhamos,uma lição linda de amôr e profundo carinho.
    Passo sempre por aqui, e senti sua falta. Sei o qto sua vida é atribulada mas não fique tanto tempo sem escrever.Tuas reflexões sobre tds os assuntos são sempre um norte p/ nós!
    Bjo saudoso

  5. Neza,eu observei que o teu texto anterior a este,foi escrito na véspera da tragédia de Sta. Maria.Eu também passei em casa (São Paulo) e tinha muitos planos p/ curtir a cidade que fica bem mais tranqüila.Mas foi um choque,que sensibilizou a tds.Embora não tivesse ninguém conhecido envolvido,ficamos muito mal!Nos sentimos tb culpados!!!!!Pobre Brasil onde td se compra.Pagamos c/ milhares de vidas!!!Precisamos nos unir e fazer alguma c/ o que acontece c/ tds.Unidos teremos força!
    Não sou política e nem pretendo ser.Quem sabe Neza nós consigamos mobilizar as pessoas ,mesmo sendo um trabalho de formiguinha.quem sabe? Desculpe me empolguei. Bjo

  6. Todos nós um dia haveremos de partir, mas senti uma dor muito profunda ao ver a minha mãe morrer. Ate hj me emociono muito e acho a morte um rompimento muito sofredor.

  7. Bonito o relato, a emoção e o momento de profundo sentimento que viveram juntas. Que tudo por aqui é passageiro já sabemos, então, que seja uma linda passagem em amor.

    Abraços Neza,

  8. Oi Neza li seu texto e me emocionou muito…Vivi dois anos e meio com a afirmação médica que papai ia partir, e foi um tempos difíceis porque vc conviver com alguém extremamente feliz mesmo com problemas de saúde achando que vai melhorar é triste, eu me sentia inútil em não conseguir ajudar…tive vários momentos com meu pai e em todos eu sempre sorria nunca chorei e nunca me abati era como se eu tivesse bloqueado a dor de saber que iria perder, e ele não sabia de nada nunca soube…
    Esse sentimento que vc descreveu eu tb senti tb e essa despedida esse momento pra mim eu senti como …deixar ir abrir mão mas sempre sabendo que ninguém morre enquanto esta vivo no coração de alguém. Papai foi minha base de tudo companheiro amigo que eu prefiro achar que foi viajar e logo voltara para ver as flores novas que plantei no jardim e os mosaicos diferentes que eu fiz. Acho que recordar é reviver então vivo ele em todos os momentos! Bjus pra vc e obrigado por escrever novamente!!! Harmonia sempre!

    1. Não exagerou , falou com seu coração !!! Sabe uma coisa que eu percebi em mim depois que a minha måe foi para uma outra jornada? Que tenho muitos sinais dela em mim, das coisas que ela me ensinou e eu espontaneamente sou igual, como o amor pelas flores, o jardim, os vasos de flores…. que adoro fazer p enfeitar a casa .Pego as rosas de suas roseiras que eu trouxe para as minhas duas casas , aqui em Sampa e na montanha!!!!
      Plantei suas queridas ” maria sem vergonha ” que florescem intensamente no meu jardim que chamo de Zen por que fica escondido na frente da porta da minha salinha de meditação. Quando acabo de meditar saio ali e a sinto viva , talvez mais próxima de mim do que jamais esteve!!!!
      Muitos bjs, com meu amor de sempre, Neza

  9. é verdade você tem razão falei com o coração me sinto assim como você também costumo dizer que papai vive em mim…percebo hoje que tenho mais dele em mim do que eu supunha e isso me faz muito bem ,as flores que ele gostava que tinha aqui em casa eu espalhei por vários cantos são as primaveras que sempre colho galhos floridos e as trago pelos cantos internos para alegrar meu dia!
    Neza beijo estalado em você e tenha um lindo final de semana com muitaz paz e harmonia!..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>