A passagem

Hoje acordei com o telefone tocando muito cedo…. sabe aquele dia que agente tem que acordar mas não quer?? de jeito nenhum???? eram sete da manhã e eu estava tentando pular da cama desde as 6 e meia….
De repente o Serginho atendeu … desligou o telefone e me disse com olhar amoroso mas tenso que meu amado tio Cacá acabara de fazer a passagem.
Sentei na cama meio tonta e pensei…como assim??? ele nem estava doente…!!!!!??

Tio Cacá, foi mais que um simples tio em minha vida, ele me acolheu e a minha familia quando meu pai morreu e eu só tinha 1 ano de idade.
Foi a única figura” paterna ” que tive em minha vida toda, da qual me orgulho e me emociono.
Sabe aquela pessoa rara que conseguia ter pensamento, palavra e ação em harmonia??
Era exatamente ele,que vivia em verdade absoluta e apesar de ter vivido grande parte de sua vida em conexão com o sucesso empresarial e com o luxo, nunca valorizou ou se importou com isto, na verdade, sempre encontrava a felicidade nas coisas simples da vida.
Poderia ter tido uma existencia fútil e egóica, mas escolheu o caminho da espiritualidade, da verdade e do amor.
Parei tudo hoje … desmarquei tudo e fui ao seu encontro … em Sorocaba, cidade do interior do Estado de São Paulo, aonde eu nasci e aonde ainda mora minha mãe.
Senti tanta emoção enquanto na viagem contava ao meu amado marido, particularidades nossa ao longo de minha vida ao som de Cinema Paradiso!!!
Entre lágrimas e risos …. finalmente chegamos em Sorocaba, na Capela Santa Rosália, que fica em frente a uma linda praça com coreto!!!
Era um misto de alegria por encontrar minha irmã, sobrinha, primas e amigas de infância tão queridas…. tão profundamente enraizadas em meu coração que nem mesmo eu tinha noção do quanto eu as amava!! …. e uma emoção enorme em meu ser que era um misto de tristeza e plenitude inexplicáveis!!!!
Fiquei ali… naquela igreja tão grande …e familiar, entre a alegria… e a tristeza!!!
Absorta… em minhas lembranças, pude contemplar um lindo e grande feixe de luz que adentrava pelas elegantes janelas e iluminava aquele homem digno em seu repouso divino!!!! uma cena que jamais esquecerei… que me transmitia paz, muita paz!! Um sono tranquilo de quem lutou, viveu de forma digna mas que estava cansado do Sansara, exausto !!!

Na hora da missa, me sentei e contemplei… pessoas queridas de uma vida inteira que não via à muitos anos…
fechava meus olhos e viajava no tunel do tempo… voltava em muitos anos… sorria, chorava…
Emoção a flor da pele… quando a cerimonia terminou, fui até ele e me despedi… saí a francesa, com meu coração cheio de amor e percebi claramente que mesmo as pessoas mais duras e julgadoras , sofriam… por que afinal, todos buscam a mesma coisa : Ser Feliz!!
A vida passa rápido demais e agente não tem tempo de ficar vivendo com raiva e discórdias no coração, o amor, a compaixão, o perdão nos trazem a lucidez e a felicidade plena!!!!!
Estou tranquila por que sei que meu querido tio Cacá se despediu da vida com amor em seu coração!!
Um exemplo para mim e para todos nós.
A morte é a única certeza da vida e ela pode ser eminente… porisso, precisamos começar já!!!! a praticar o amor em nosso coração por todos os seres!!!!!
Desejo a voces, um dia lindo… com o momento perfeito … de felicidade plena.
com amor,
Neza

4 comentários em “A passagem”

  1. Que seu tio faça a passagem com a certeza que cumpriu a sua tarefa com dignidade e felicidade.E a voce desejo muita páz e sabedoria continue com essa alegrai que transmite para nós.Tenha um lindo final de semana!

  2. Neza que lindo !!! também senti o mesmo. Tenho certeza que ele foi para o encontro da mamae, familiares e amigos queridos, muito feliz e sereno…com a sensação de dever comprido. Amou muito, nao só a nos, seus filhos mas a todos em sua volta. Tive a felicidade de estar com ele na Páscoa. Ele estava pronto para partir, tinha na suas palavras um sutil adeus, que só percebi depois. Ja estou com saudades, mas sei que ele esta bem e isso me conforta. É muito bom poder compartilhar com as pessoas que agente ama estes momentos…….te amo, bjsssss

  3. Tambem te amo Soninha querida e acredito que vc mereceu o presente de estar com ele assim tão próximo a sua passagem , realmente um bom karma , que vc tem.
    Lá em SFX vamos ter tempo e muita paz para conversarmos longamente sobre este momento tão marcantes em nossas vidas…
    bjs, com amor
    Neza

  4. Querida… como é bom podermos.. estar num momento de Dor com tanta Alegria no coração… Espero poder tb estar em SFX junto com tdas bjsss Te amo querida…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>