Impermanencia

Hoje estou especialmente tocada em meu coração, pois fiquei sabendo que um cliente muito querido morreu, foi embora desta vida… fez a passagem.

Esta triste noticia me veio nos feriados do sete de setembro e eu estava viajando, como sabem, estava nas montanhas, então não tive a oportunidade de ir a missa… estas coisas…  mas fiquei lá em meu canto sagrado meditando e em minhas orações dedicando para que ele pudesse ter uma boa passagem e um ótimo renascimento.

Quando voltei a Saõ Paulo, coloquei seu nome nas orações diárias do Centro Budista para iluminar sua passagem e garantir um bom renascimento.

Acredito que logo depois que uma pessoa tão querida parte desta vida, fica um vazio  e uma dor tão grande… para quem fica.  Sua amada companheira desta vida… que o silencio e a quietude são necessários.

Hoje acordei pensando muito nos dois, em seus sonhos partidos… e fiquei com aquela dor em mim… me colocando no lugar dela que ficou e dele que se foi.

Então… parei no meio de meu dia corrido, mil coisas acontecendo… muito trabalho bacana rolando… parei e pensei na impermanencia profundamente !

A vida agitada me pareceu tão inutil diante da morte… tudo que estava fazendo me pareceu uma bobagem diante da força da impermanencia.

Sabemos  que a vida pode ir embora numa fração de segundos mas nunca pensamos nisto, ignoramos que se há uma certeza na vida esta é a morte e deveríamos pensar nela todo dia, pois assim perderíamos menos tempo com bobagens.

Na filosofia budista a morte é apenas uma passagem , nosso corpo se vai mas a mente é continua e renasce de novo e de novo… emquanto estivermos no Sansara (circulo vicioso de morte e renascimento, carregado de sofrimento, proveniente da ignorância quanto à verdadeira natureza da realidade) sofreremos e renasceremos.

O renascimento como humano é o melhor renascimento pois é o único que nos dá a chance de iluminação, ou seja, cair fora do Sansara.

Viver nas terras puras e só voltarmos por opção, para ajudar os seres sencientes a encontrarem tambem a iluminação.

Para mim , esta filosofia tem lógica e explica muita coisa, antes… sem respostas.

Afinal, viemos para esta vida para que? para trabalhar , pagar contas, ganhar dinheiro, gastar com diversão, fazer uma familia, ter sucesso, amar e ser amado , ter uma casa linda ou várias, ter poder… e depois morrer?

Será que dá tempo de se dedicar ao trabalho ao ponto de conseguir todos estes valores materias  e ainda na mesma proporção ter a familia e o amor de sua vida??

A verdade é que no Sansara todos sofrem, ricos ou pobres, todos sofrem, cada um com seus problemas…

As inumeras ações que executamos sejam boas,  más ou neutras, deixam marcas impressas em nossa mente e na hora da morte, as marcas de nossas ações virtuosas podem amadurecer primeiro e nos causar um renascimento como ser humano ou numa terra pura. Isto mostra como é importante cultivar uma mente positiva e virtuosa na hora da morte.

Temos que nos preparar para as vidas futuras. Assim como desejamos ser felizes a vida inteira, tanto na juventude como na velhice, devemos querer ser felizes tambem em nossas proximas vidas.

Se estivéssemos certos que de que esta vida iria durar muito tempo, poderíamos nos dar ao luxo de sermos descuidados e indiferentes, mas todos os dias ouvimos falar de pessoas que morrem inesperadamente, vítimas de ataques cardíacos, derrames ou acidentes de carro. A vida humana é muito incerta.

Não há tempo a perder, porisso acredito mais do que nunca que precisamos praticar o amor ao proximo, a compaixão, o perdão, os valores humanos e buscarmos a iluminação. Então, quando a hora chegar, nos sentiremos preparados para transformar nossa propria morte em caminho espiritual.

Tarefa nada fácil mas nada impossivel, segundo Buda, todos nós humanos podemos nos iluminar ainda nesta vida!

Deixo vocês com esta questão a meditar…

Com amor

Neza

2 comentários em “Impermanencia”

  1. Oi Neza!

    sou fã incondicional do seu trabalho! Me identifico com vc pois vejo na sua arte um pouco do que sou…você não tem medo de ousar!!! O mais impressionante é que você viaja com as cores e consegue um resultado lindo e harmonioso. Isso é pra poucos…

    Lamento pelo seu amigo…

    Beijos e espero conhecê-la pessoalmente em breve (acho que não será difícil pois sou sobrinha da Maringá – paisagista) Joana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>