Viagem de encontro ao meu amado mestre

Passei dois dias em Bangalore e havia chegado o dia da minha partida para o vilarejo aonde Saibaba nasceu e aonde ele mora a maior parte do ano, que fica à duas horas dali, chamado Puttaparthi. É ali que existe o ashram de Swami (significa mestre e é assim que os devotos de Saibaba o chamam carinhosamente). O nome deste ashram, que é o maior de todos que ele tem, é Prashanti Nilayan, que significa morada da paz.

Viajei duas horas por uma estrada de pista única, com mão invertida como na Inglaterra, e de uma forma de dirigir totalmente diferente do ocidente, incrível!!! Meu motorista, que já tinha se tornado meu amigo e que era gentil e calmo, dirigia feito louco, buzinando, ultrapassando todos! As vezes eu me pegava tapando os olhos, porque era demais para mim… pensava, “eu sou uma louca de estar nesta estrada com este doido neste pais no meio do nada, sozinha!!!!!”

Mas depois resolvi relaxar e entregar nas mãos de Baba. Então observei que todos os carros, caminhões, e ônibus tinham uma plaquinha na traseira escrito em inglês: “Por favor, buzine.” Notei também que todos dirigiam igual ao sr. Charrete e que o fato de ser mão invertida me dava a impressão de colisão imediata a cada segundo. Então fiquei bem tranquila, aproveitei a viagem e o frio na barriga passou a ser diversão.

Duas horas depois de voar por lindas paisagens de plantação de arroz , as vezes de flores, lindos rios, macacos soltos pulando pelas árvores e pelo acostamento, belos saris (roupa que as indianas usam) coloridos enrolados de forma elegante em indianas que caminhavam pelo acostamento equilibrando latas de água na cabeça, montanhas começaram a aparecer. O sr. Charrete disse que estávamos muito proximos de chegar. Meu coração pulou de alegria e já comecei a ver placas grandes e pintadas com cores e lindos desenhos com as mensagens de Swami, tais como:

“Faça bem aos outros e evite causar-lhes mal.” “A única religião que existe é a do amor.” “Comece seu dia com amor, passe seu dia com amor, termine seu dia com amor, este é o caminho para o divino.”

Enquanto eu tentava ler tudo, (estava tudo em inglês) passavam por mim belíssimos prédios de arquitetura indiana, em cores suaves do azul do céu ao rosa do pôr-do-sol. Eram as escolas e até uma universidade que Swami construiu ensinando de tudo, mas principamente os valores humanos. Do que adianta aprender geografia ou matemática se não aprendemos os valores humanos como; a verdade, o amor, a conduta correta, a não-violencia. Formar uma pessoa com bom cárater, dando tanta importancia para seus valores quanto para o ensino fundamental.

Tem uma história que eu adoro e vou contar para vocês.

Uma criança volta da escola e naquele dia aprendeu a importância de se falar a verdade. Ela chega em casa e o telefone toca. É um amigo do seu pai. Ela chama seu papai e ele diz, “Ah! Diga que estou no banho.”

Sabe, é muito sério o exemplo que se dá, principalmente para um filho. A humanidade está tão acostumada a mentir que nem se dá conta disto. É preciso fazer o exercício de não mentir por nada, nunca! É difícil mas não é impossivel e posso dizer à vocês… a gente vai se sentindo cada vez melhor em dizer sempre a verdade, e dizer a verdade com amor, com doçura, nunca com raiva.

Bom, continuando a viagem, passo pela Githa, a elefanta de Baba, enorme e suave. Parei o carro e fiquei olhando para ela de longe… soube de histórias que falavam que quando Baba chegava perto dela ela sabia que era Swami, então ela se ajoelhava e colocava a trompa sobre sua cabeça com toda a delicadeza…

Continuei, passando por lindos jardins e experimentei uma felicidade tão pura que jamais vou esquecer. Foi quando me deparei com um lindo portal com os simbolos de varias religiões, como o cristianismo, judaismo, budismo, hinduismo, islamismo… isto quer dizer que todas as religiões são bem vindas.

Entramos no vilarejo e passavam por mim pessoas de todos os tipos; loiros de olhos azuis, altos, baixos, europeus, indianos, americanos, italianos. Todos com um sorriso, um ar pacífico, um andar calmo e lindas roupas de tecidos leves e cores alegres. Nos pés, somente sandálias rasteiras ou pés descalços. Me senti muito bem ali e de novo me veio aquela sensação. A de que estava em casa.

Fotos-

india8
Esse é o portal de entrada para o vilarejo de Puttaparthi aonde está o ashram de Sai Baba.

Links –

Escola Sathya Sai de Valores Humanos no Brasil
Universidade Sri Sathya Sai na India

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>